A redução do NAD+ e NADP+ converte o anel benzóide da porção nicotinamida, que possui uma carga positiva fixa no anel de hidrogênio, na forma em que o hidrogênio não possui carga, chamada de forma quinonóide. Em NADH e NADPH, o "H" simboliza o íon hidreto adicionado. Essas coenzimas são vitais para vários processos do metabolismo energético.
Os anéis de nicotinamida são derivados da vitamina niacina, sintetizada a partir do triptofano, um aminoácido. Como nós, humanos, não conseguimos sintetizar uma quantiade suficiente de niacina através do triptofano, e isso ocorre principalmente em pessoas que possuem uma dienta deficiente nesse aminoácido. A deficiência de niacina prejudica todas as desidrogenases dependentes, ou seja, enzimas que catalizam reações nas quais o NAD+ ou o NADP+ incorporam ou doam um íon hidreto para o substrato ( reduzido ou oxidado respctivamente). Isso acarreta numa doença muito grave, a pelagra. Seus principais sintomas são: dermatite, diarréia e demência.
No NADP essa segunda hidroxila está esterificada com fosfato
Representações da molécula de NAD
Fonte: LEHNINGER, Albert L; NELSON, David L.; COX, Michael M.. Princípios de Bioquímica. 4. ed. São Paulo: Sarvier, 2006
http://www.pt.wikipedia.org/wiki/NADH
http://pt.wikipedia.org/wiki/Niacina
Por: Pollana Roberta Alves Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário