GLICÓLISE: nesta via o NAD funciona como receptor de hirogênio, tornando-se reduzido na forma NADH, conservando em si altas concentrações de energia que serão utilizadas numa outra etapa da via.
CICLO DE KREBS: ocorre na matriz mitocôndrial, o NAD primeiramente funciona como receptor de elétrons e prótons de hidrogênio, sendo reduzido a NADH, que portará a energia liberada pelas oxidações. Em uma outra etapa (CTE) o NADH é oxidado, liberando H+, esse próton vai se unir a uma molécula de O2, formando água.
GLICONEOGÊNESE: o malato que está presente dentro da mitocôndria é tranasportado para o citossol, lá ele é reoxidado formando oxaloacetato com produção de NADH. Sem NADH para liberar energia na conversão de 1,3-bifosfoglicerato em gliceraldeído 3-fosfato, não há síntese de glicose, logo a oxidação de NADH a NAD é extremamente importante para tal via. É importante durante uma situação de jejum prolongao.
By: Ivana Melo
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi, meu nome é Carolina, moro no interior de São Paulo e estive lendo seu artigo sobre Pelagra, minha mãe apresenta os mesmos sintomas sem melhora. Temos fotos se voce estiver interessada em ver a doença.
Por Favor entre em contato amelia_q5@hotmail.com.
Obrigada
Urgente
Ola, achei seu blog através de uma pesquisa sobre vitaminas. Vocês já ouviram falar em Carl F. Rehnborg?
Acredito que tenho uma informação interessante e que vocês vão gostar de conhecer.
Entre em contato thukflor@hotmail.com.
Abraços, Thuane
Postar um comentário