domingo, 16 de novembro de 2008

Pelagra: diarréia, dermatite e demência

A incidência atual de pelagra nos Estados Unidos e em outros países é desconhecida, epidemias de pelagra não mais evidentes. Casos esporádicos ocorrem entre alcoolátras anôminos, pessoas dependentes de drogas e pacientes com má absorção. Geralmente, é uma doença que ocorre em adultos sem predileção sexual ou racial. Raramente ocorre durante a infância. Adolescentes podem desenvolver pelagra desde que possuam carência nutricional.
A pelagra primária resulta em uma deficiência celular de niacina, resultado de uma baixa ingestão de triptofano e/ou niacina. A niacina é convertida em uma amida no corpo. A nicotinamida é um derivado natural de niacina. A niacina é essencial para o metabolismo celular como um compoente do NAD e NADP, que doam ou recebem íons de hidragênio em reações metabólicas. Esses compostos são coenzimas importantes para a glicólise, metabolismo de proteínas e aminoácidos , metabolismo do piruvato, metabolismo de glicerol e dezenas de outras vias metabólicas. Como muitos orgãos necessitam dessas vias, eles são afetados pela dificiência de niacina. A niacina pode ser obtida diretamente da dieta ou pelo metabolismo do triptofano. 60 mg de triptofano produz 1 mg de niacina na presença de vitaminas B2 e B6. Desse modo, a deficiência de um desses poderia resultar em pelagra em uma pessoa que é nutricionalmente fraca. Da mesma forma, um excesso de leucina na dieta pode interferir com esta
conversão e resultar em pelagra. O recomendado é de 5 a 20 mg diários de niacina equivalentes (dependendo da idade e sexo) com as necessidades adicionais para grávidas e mulheres lactantes.
A pelagra secundária ocorre quando há ingestão adequada de niacina, mas outros fatores ou doenças interferem na digestão e/ou trasformação de niacina, tais como: diarréia prolongada, anorexia nervosa, alcoolismo crônico, tumor carcinóide, síndrome de Hartnup, tuberculose do trato intestinal, entre outros. Em pacientes com tumor carcinóide, o triptofano é convertido em serotonina, diminuindo a produção endógena de niacina. Como a medicação antituberculose é andrógena da niacina, ela pode suprimir a produção endógena de niacina por meio de triptofano. Na doença de Hartnup, os aminoácidos, inclusive o triptofano, são pobremente absorvidos. A administração de 5-fluorouacil é conhecida por causar sintomas da pelagra, já que inibe a conversão de triptofano à niacina. Outras drogas também podem causar pelagra, pois interferem no percurso triptofano-niacina.
A morbidade da pelagra está relacionada aos diversos sistemas inorgânicos envolvidos. Além de dermatite frequente em áreas expostas ao sol, os sintomas são também ulceração da boca e da língua como resultado da membrana mucosa, baixo apetite, náuseas, vômitos, dor abdominal e aumento da salivação. O comprometimento gastrointestinal pode causar mal absorção . Diarréia (resulta do comprometimento da mucosa do trato gastrointestinal), gastrite, úlcera duodenal ocorrem em 50% dos casos. Anorexia, mal absorção e diarréia podem levar a um estado de desnutrição. Alterações neuropsiquiátricas incluem cefaléia, irritabilidade, falta de concentração, anciedade, delírios, alucinações, apatia, fatia, depressão. Fadiga e insônia levam a encefalopatia caracterizada por confusão, perda de memória, e psicose. As alterações no sistema nervoso podem ser encontradas no cérebro, na medula espinhal e em nervos periféricos, essas alterações são caracterizadas pela desmielinização e degeneração do sistema nervoso.
Não existem exames químicos para diagnosticar definitivamente a pelagra, porém o diagnóstico é feito pela análise dos níveis séricos de niacina, triptofano, NAD e NADP.






















Fonte:
http://www3.interscience.wiley.com/cgi-bin/fulltext/118749389/HTMLSTART

Por: Pollana Roberta Alves Campos

Nenhum comentário: