segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Vitaminas


"Nosso conhecimento das vitaminas e de seu papel no organismo aumentou muito nas últimas décadas. Agora sabemos, ainda mais, que as vitaminas são imprescindíveis à vida.
A palavra Vitamina foi criada no princípio do século por Casimir Funk, um Bioquímico polonês, que achava que este nutriente era uma "amina da vida". As aminas são compostos formados pela substituição de um ou mais átomos de hidrogênio na molécula da amônia (NH³) por radicais orgânicos. A palavra inglesa original "Vitamine" foi posteriormente modificada para "Vitamin", quando se reconheceu que nem todas as vitaminas eram aminas. Em português não houve modificação semelhante.
As vitaminas são um grupo de nutrientes orgânicos, essenciais para regular o processamento químico do organismo, como por exemplo, tirar a energia do alimento, fortalecer os ossos e controlar a atividade hormonal. Elas não podem ser produzidas no corpo e assim devemos obtê-las de alimentos ou de suplementos vitamínicos. Sem todas as vitaminas, a vida não se sustenta.
As vitaminas são necessárias ao bom funcionamento do organismo em quantidades diminutas (miligramas ou microgramas) e estão contidas nos alimentos em quantidades muito pequenas, o que dificultou o seu reconhecimento pelos cientistas. A tomada de consciência acerca das vitaminas é relativamene recente. Até pouco tempo, a nutrição desempenhava um papel muito pequeno no tratamento convencional dos problemas de saúde. O stress da vida diária e a agressão dos poluentes sobre o nosso corpo causaram uma extraordinária variedade de problemas de saúde, o que levou à pesquisa sobre a relação entre saúde e os elementos da nutrição, em especial as vitaminas.
As vitaminas provavelmente são os componentes essenciais mais conhecidos da alimentação, entretanto até o início do século XX, sabíamos muito pouco sobre nutrição, e as vitaminas eram desconhecidas. Acreditava-se que as gorduras, os carboidratos e as proteínas, ao lado de alguns sais minerais como o cálcio, eram tudo o que se precisava para manter a vida. Apesar disso, as doenças causadas pela falta das vitaminas já eram conhecidas da humanidade há muitos anos. Em situações de alimentação monótona, como em cidades sitiadas pela guerra ou em navios das primeiras explorações marítimas, doenças como o escorbuto, pela deficiência de vitamina C, eram conhecidas. Testes laboratoriais provaram que alem dos outros nutrientes as vitaminas são essenciais e, em 30 anos, cerca de 50 substâncias foram identificadas como "Fatores Complementares do Alimento", necessários para viver. Tão logo sua existência foi comprovada, em seguida criou-se o termo de Avitaminose.O isolamento e o reconhecimento da estrutura química das vitaminas datam entre 1925 a 1950.
Todos os fatores receberam nomes e números, mas apenas alguns deles subsistiram, pois as pesquisas comprovaram que nosso corpo pode produzir alguns dos componentes necessários por si próprio. Isto explica porque faltam letras na série de vitaminas, ou seja, C, D, E mas não G ou I. Essa utilização de letras para as vitaminas surgiu antes do nome "vitamina" e foi criada pelo cientista americano Elmer McCollum, que a princípio designou em "A", a solúvel em gordura e "B" a solúvel em água. Naquele tempo (- McCollum relatou a extração da vitamina A da manteiga em 1914) ele só conhecia estas duas vitaminas, mas hoje sabe-se que as chamadas vitaminas D, E e K também são solúveis em gorduras ("Lipossolúveis") e que existem muitas outras solúveis em água ("Hidrossolúveis").

Por volta de 1940, no continente Sul Americano, houve incidência de Pelagra, caracterizada por perturbações mentais, diarréia e dermatite. Ela se espalhou com tanta violência que se pensou tratar-se de uma praga. No final, ficou provado que a "praga" era uma deficiência de Vitamina B3, a Niacina, e a pelagra é agora extremamente rara no mundo ocidental.

Naturalmente podemos nos perguntar quando, durante a evolução, surgiram estes mutantes-deficientes e por que elas não desapareceram pela seleção natural. A resposta provavelmente é a de que na "alimentação natural" as vitaminas existem em quantidades tão grandes que não há uma necessidade de síntese própria, e portanto não ocorre uma pressão da seleção natural. Apenas no nosso mundo civilizado ocorreu um afastamento da alimentação natural, de modo que estas mutações se tornam prejudiciais.

As vitaminas e os outros elementos secundários atuam em conjunto no corpo para assegurar que todos os processos sejam executados. Quando falta um elemento apenas, o corpo se desequilibra e deixa de funcionar corretamente. Se imaginarmos o organismo como uma máquina regulada, quando uma peça emperra, nada funciona direito.

No organismo, proteínas, carboidratos e gorduras se combinam para produzir energia e compor os tecidos e ossos. Essas reações químicas são aceleradas por determinadas vitaminas. As Vitaminas Hidrossolúveis não são armazenadas no corpo e devem ser tomadas diariamente para se prevenir sua deficiência.

São 18 os minerais necessários à manutenção do corpo humano. Sem eles, as vitaminas não são assimiladas. Teoricamente, todos os alimentos orgânicos deveriam conter vitaminas e sais minerais, mas a industrialização e outros métodos modernos de produção de alimentos podem eliminá-los.

Vitamina B3
INFORMAÇÕES GERAIS
A Niacina, Ácido Nicotínico ou Niacinamida ou Vitamina PP, é essencial para a síntese dos hormônios sexuais e a saúde do sistema nervoso, além de atuar como desintoxicante, eliminando do corpo toxinas, poluentes e drogas, pode também ajudar a reduzir as alucinações em esquizofrênicos, por bloquear a DMT (Dimetil-Triptamina) que está elevada nesses doentes, sendo esta DMT uma das causas dos surtos alucinatórios nos esquizofrênicos. O Ácido Nicotíco (Ácido Piridino-3-carbônico) é o precursor da
Nicotinamida um componente das coenzimas que transferem hidrogênio; o Nicotinamida-Adenina-Dinucleotídeo (NAD) e o Nicotinamida-Adenina-Dinucleotídeo-Fosfato (NAD-P).
O Ácido Nicotínico pode ser formado a partir do aminoácido Triptofano no organismo, de maneira que a hipovitaminose evidente só aparece quando existe uma carência simultânea de Triptofano. A Vitamina B3 foi isolada pela primeira vez durante a oxidação da nicotina do tabaco, quando foi lhe dado o nome de Nicotinic Acid Vitamin, abreviado para Niacin.
A Niacina é a mais estáveis das vitaminas do complexo B. Ela é resistente aos efeitos do calor, da luz, dos ácidos e álcalis, é solúvel tanto em água quanto em álcool e uma
parte dela é armazenada no fígado. Age na degradação do álcool etílico, reduzindo os teores do acetaldeído no organismo
DEFICIÊNCIA
A doença carencial é a Pelagra, que se caracteriza pela Tríade-D: Dermatite, Diarréia e Demência. As alterações de pele nas áreas expostas ao sol foram as que originaram o nome da doença (pella agra= pele áspera). Os eritemas são seguidos por atrofia da pele e pigmentação. As mucosas apresentam alterações inflamatórias (glossite, estomatite, gastrite) e as alterações do sistema nervoso central manifestam-se por alucinações e delírios.
FUNÇÕES ADICIONAIS
Estimula a digestão saudável, reduz a hipertensão arterial, pode prevenir a enxaqueca, ajuda na respiração celular, produz energia a partir de açúcar, gordura e proteínas, mantém saudáveis a pele, os nervos e a língua, pode baixar o colesterol e proteger contra doenças cardíacas.
TOXIDADE
Em altas doses, aparecem os seguintes sintomas: depressão, mau funcionamento do fígado, rubor e dor de cabeça.
FONTES NATURAIS
Fígado e outras vísceras, galinha, ervilha, tâmara, figo, cereais integrais, ameixa, abacate, peixes, amendoim, trigo integral, leite, ovos, etc."

http://www.alimentacaosaudavel.org/images/Bife_vaca.jpg



http://www.saude.df.gov.br/sites/100/163/imagens/v-sabe-o-que-anda-comendo.gif

Comentários: Este post fala de vitaminas no geral, com um pouco de ênfase à niacina, cuja falta acarreta na doença conhecida como pelagra. As vitaminas realmente são vitais para nosso organismo, elas participam de vários processos do metabolismo energético, entre dezenas de outras funções. Este esqueminha logo acima representa a necessidade de todos estas substãncias para o funcionamente adequado do organismo.

Quem quiser ler o texto na íntegra, ele se encontra nesse site:
http://www.palavrademedico.kit.net/tema05.htm

Por: Pollana Roberta e Ivana Melo

Nenhum comentário: