terça-feira, 11 de novembro de 2008

Pelagra e suas complicações reversíveis

A pelagra está relacionada a baixos níveis de niacina e/ou triptofano e, também, outras vitaminas do complexo B. Desde que foi descoberta, esta doença apresenta-se em indivíduos de classes baixas, que raramente se alimentam de carne. A pelagra não é uma doença tão comum quanto era antigamente, quando a base da alimentação de várias pessoas eram alimentos com baixo nível de triptofano. Algumas das causas desse decaimento do incidência de pelagra nos últimos anos é a diversificação da alimentação (a maioria das pessoas não come os mesmos alimentos todos os dias) e o aumento do nível de vida dos pequenos agricultores. O quadro clínico da pelagra, como já foi dito em outras postagens, é caracterizado por combinações de alterações gastrointestinais, da pele e do sistema nervoso central, os três D's: demência, dermatite e diarréia. Os sintomas psicológicos, que devido ao fato de serem inespecíficos são facilmente ignorados são: irritabilidade, falta de concentração, ansiedade, fadiga, agitação, apatia e depressão.
Image

Image




Image

Fotos de lesões características da pelagra

A literatura revela que a deficiência de niacina tem sido relacionada a três principais tipos de manifestações psiquiátricas: esquizofrenia, tipos maníacos depressivos e ansiedade e transtornos depressivos. As manifestações esquizofrênicas incluem alucinações auditivas e delírios. Porém esses sintomas são reversíveis.
O artigo descreve um caso de um homem de 45 anos que apresentava lesões cutâneas semelhantes às descritas por Gaspar Casal, indícios de problemas mentais e diarréia, por falta de melhores recursos, o diagnóstico do caso foi que o paciente apresentava pelagra. Foram administradas niacina e medicação antipsicótica. Após 2 semanas de tratamento, suas lesões desapereceram e ele já apresentava melhora significativa de seu quadro mental.

Obs.: O artigo completo está nesse link:

http://www.sciencedirect.com/science?_ob=ArticleURL&_udi=B6T70-4T24FKB-D&_user=687355&_coverDate=12%2F31%2F2008&_alid=821841251&_rdoc=1&_fmt=high&_orig=search&_cdi=5044&_sort=d&_docanchor=&view=c&_ct=18&_acct=C000037918&_version=1&_urlVersion=0&_userid=687355&md5=761de0d44548140f7f6a34649f242320

Por: Pollana Roberta Alves Campos

Nenhum comentário: