quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A pelagra e o alcoolismo

Uma das alterações gastrointestinais observadas em alcoolátras é o aumento da permeabilidade intestinal. Um fator considerado determinante dessas alterações é ação dos radicais livers de oxigênio durante o metabolismo de etanol. Este artigo tem o objetivo de observar o efeito da suplementação de niacina sobre a permeabilidade intestinal e estresse oxidativo em pacientes com pelagra alcoólica. O contínuo consumo de álcool está relacionado à diversas doenças nutricionais, inclusive pelagra. Essa doença resulta de deficiência em niacina ou de desordens no metabolismo de triptofano causadas pela deficiência de vitaminas do complexo B. Este aumento da permeabilidade pode levar à perda de substâncias do sangue para o lúmen intestinal, e desestabilização da barreira mucosa, que pode favorecer a absorção de compostos tóxicos que não são absorvidas em condições normais, e sua conseqüente entrada na corrente sanguínea. Embora vários estudos tenham sido realizados para caracterizar os mecanismos das doenças relacionadas com o consumo de álcool, ainda não está claro como ele induz alterações patológicas em vários órgãos. O efeito do etanol pode ser medido pela produção de radicais livres.
A enzima álcool desidrogenase (ADH), tem sido apontada como o principal fator determinante da taxa de eliminação do etanol pelo fígado in vivo e está associada com a transformação de nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD) a sua forma reduzida (NADH). O NADH inibe a atividade da xantina desidrogenase, alterando a oxidação das purinas a xantina oxidase (XO) e, assim, promove a geração de espécies reativas de oxigênio. Excesso NADH no citosol pode ser transferido para o NADP, gerando NADPH, que também ajuda na oxidação microssomal, incluindo a oxidação do etanol. Resultados recentes têm demonstrado que os radicais hidroxietil (SUA) são formados durante o metabolismo hepático, estimulando assim a peroxidação lipídica.
O papel de niacina como antioxidante não foi completamente elucidado, mas alguns estudos têm demonstrado que esta vitamina contribuiu para o reparo de lesões do DNA pela manutenção de níveis de NAD+ poli-ADP ribose sintetase, enzima importante para a alteração das proteínas nucleares, necessário complementar reparo do DNA.
O estudo foi realizado a partir de 10 pacientes do sexo masculino com pelagra alcoólica com idade média de 35 anos e não tratatos previamente com vitamina. Eles receberam niacina durante 27 dias, período no qual eles foram hospitalizados e ficaram sem ingerir álcool. Depois de uma bateria de exames antes (fase 1) e depois (fase 2) do tratamento com niacina. A permeabilidade intestinal foi determinada através da medição da radioatividade na urina após a administração oral de Cr-EDTA
Durante a fase 1, os pacientes com pelagra mostraram aumento da permeabilidade intestinal, enquanto que após tratamento niacina, apresentaram uma significativa diminuição da excreção de CrEDTA, sugerindo uma alteração da permeabilidade intestinal quando os pacientes apresentavam deficiência niacina.

Image
Figure 2. Urinary 51CrEDTA excretion (%). *Phase 2 patients differed significantly from Phase 1 patients (P<>

A oxidação do álcool pela ADH é uma pista importante para a produção gastrointestinal de acetaldeído. Esta oxidação resultando na produção de acetaldeído é associada com uma perda de hidrogênio (H) que reduz a NADH a NAD. A grande quantidade de equivalentes de redução gerada acima da capacidade celular de manter o sistema de homeostase redox leva a distúrbios metabólicos, incluindo hiperlactacidemia e secundariamente hiperuricemia, cetose, purinas geração, hipoglicemia, e acumulação de triglicerídeos. Os resultados encontrados sugerem que a niacina pode desempenhar um papel importante na manutenção da integridade da barreira epitelial, provavelmente devido ao mecanismo segundo o qual ajuda a regular o sistema redox, e, na ausência de álcool (não há produção de acetaldeído), poderiam atuar sobre o restabelecimento da barreira mucosa.
Foram avaliados pelo estresse oxidativo, peroxidação lipídica e oxidação protéica e observada uma maior produção de radicais livres em pacientes antes de niacina tratamento deficiente e quando eles apresentavam pelagra, que uma redução de peroxidação lipídica e protéica oxidação ocorreu após o tratamento com niacina. Esses resultados poderiam indicar uma possível ação antioxidante da niacina, uma vez que a peroxidação lipídica e a oxidação protéica foram reduzidas após o tratamento com esta vitamina, mas a abstinência de álcool e ingestão de uma dieta equilibrada durante 27 dias certamente também desempenham um papel importante.
http://www.psiquiatrianet.com.br/tratamento/imagens/interacoes35.jpg

http://laurobarbosa.com/wp-content/uploads/2007/12/bebado.jpg



Fonte:
http://www.sciencedirect.com/science?_ob=ArticleURL&_udi=B6WCM-4K07FFG-2&_user=687355&_coverDate=12%2F31%2F2006&_alid=821841251&_rdoc=3&_fmt=high&_orig=search&_cdi=6742&_sort=d&_docanchor=&view=c&_ct=18&_acct=C000037918&_version=1&_urlVersion=0&_userid=687355&md5=80465ecb0b3651b099a0c25a53beca16


Por: Pollana Roberta Alves Campos

Nenhum comentário: