sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Participações do NAD nas Vias Metabólicas

GLICÓLISE: nesta via o NAD funciona como receptor de hirogênio, tornando-se reduzido na forma NADH, conservando em si altas concentrações de energia que serão utilizadas numa outra etapa da via.




CICLO DE KREBS: ocorre na matriz mitocôndrial, o NAD primeiramente funciona como receptor de elétrons e prótons de hidrogênio, sendo reduzido a NADH, que portará a energia liberada pelas oxidações. Em uma outra etapa (CTE) o NADH é oxidado, liberando H+, esse próton vai se unir a uma molécula de O2, formando água.





GLICONEOGÊNESE: o malato que está presente dentro da mitocôndria é tranasportado para o citossol, lá ele é reoxidado formando oxaloacetato com produção de NADH. Sem NADH para liberar energia na conversão de 1,3-bifosfoglicerato em gliceraldeído 3-fosfato, não há síntese de glicose, logo a oxidação de NADH a NAD é extremamente importante para tal via. É importante durante uma situação de jejum prolongao.

By: Ivana Melo




2 comentários:

Unknown disse...

Oi, meu nome é Carolina, moro no interior de São Paulo e estive lendo seu artigo sobre Pelagra, minha mãe apresenta os mesmos sintomas sem melhora. Temos fotos se voce estiver interessada em ver a doença.
Por Favor entre em contato amelia_q5@hotmail.com.

Obrigada

Urgente

Thuane disse...

Ola, achei seu blog através de uma pesquisa sobre vitaminas. Vocês já ouviram falar em Carl F. Rehnborg?
Acredito que tenho uma informação interessante e que vocês vão gostar de conhecer.
Entre em contato thukflor@hotmail.com.

Abraços, Thuane